quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

A TRAGEDIA DE SANTA MARIA/RS, A IMPRENSA E OS POLITICOS


A imagem acima mostra os erros que levaram a tragédia

 

Na madrugada deste domingo (28/02) o Brasil foi atingido por uma tragédia que chocou o mundo.Duzentas e trinta e cinco(235) pessoas-segundoa ultima contagem-, em sua maioria jovens universitários, perderam a vida. Mortes causadas pela incompetencia, omissão, ambição, avareza. E no meio desta tragédia somos bombardeados por um luta pela audiência dos canais de TV do nosso país.Comk perguntas imbecis, e "links" ao vivos para mostra NADA!. SIM! NADA! Pois são informações repetitivas, cenas dos caixões, dos familiares em desespero, de funcionários e voluntarios...e no meio a tudo isso para "encher chouriço" as redes de Tv chamam ESPECIALISTAS( Até Faustão dedicou a maior parte de seu programa a debater com especialistas), os reporteres procuram familiares, amigos, vizinhos. E a pergunta mas imbecil e repetida por todos estes "formadores de opinião" : "Como você esta se sentindo?"

Assim não dá! A noticia tem que ser dada, o povo tem o direito de saber e ser informado, como, porque e quem é o culpado de tal tragédia que poderia ter acontecido em qualquer cidade do país.

Mas, daí a ficar repetindo as mesmas coisas, focando no sofrimento dos parentes e amigos, que merecem pelo menos um momento de tranquilidade para chorarem seus mortos, é agir como urubu em cima da carniça.

A Rede Globo foi além e destacou seus POP STAR do jornalismo- como se os reporteres locais fossem imcompetentes- par ir até Santa Maria, cidade de 300 mil habitantes, 5ª maior do Rio Grande do Sul, e que até o dia da tragédia não era conhecida da maioria dos Brasileiros. Mas a ideia da Globo é ligar "sua cara" a divulgação da tragédia, e a cara da Globo é carioca, e não a de um "reporterzinho" do RS.


Mas não é apenas a Globo, a Record também não fala de outra coisa, a Band e o SBT com menos fome, mas também não deixam de dar sua bocada nos "cadaveres" de Santa Maria. E a impressa segue buscando hérois, são casos de pessoas que falam de outras que voltaram para salvar amigos e morreram, são casos de pessoas que estavam em casa, e foram ajudar, a ideia é dar ao drama real, o enrredo de novela, de filme, é dramatizar a realidade, pois ela só não serve.
 

A tragédia comoveu a presidente, e não vou entrar na seleuma para debater se o choro era real ou encenação. Num discurso emocionado, para todo o país, Dilma fez sua parte, e prometeu...só isso!  Os politicos de Brasilia "rapidamente" tomaram uma atitude e descobriram por que a tragédia aconteceu: A falta de uma lei federal! Vão criar uma lei "FEDERAL", para que "tragédias como esta nunca mais ocorram". " A legislação sobre o assunto e uma bagunça!" "Cada estado, cada municipio define suas leis" " Temos que padronizar a legislação"...E o problema esta resolvido!

Alguns prefeitos vão rever as leis de prevenção de acidentes em suas cidades, outros vão "criar"- politico brasileiro adora criar – leis que exijam a colocação de placas informando a capacidade de lotação de bares e casa de shows. Como se alguém fosse capaz ou se preocupasse em contar cada pessoas que se encontra nestes locais.

Ou seja! Assim como a lei do desarmamento que não reduziu as mortes por armas de fogo e a "lei seca" que não reduziu os casos de acidentes causados por motoristas bebados, teremos mais uma centena de leis que não vão evitar as tragédias como a de Santa Maria, pois vai faltar o principal: fiscalização e punição para quem desrespeita a lei!Assim como foi resolvido o probelama de outras tragédias, a exemplo do desabamento de morro do Bumba/RJ em 2010, e as enchentes em Petropolis/RJ em 2011, só para citar dois casos, que até hoje encontram-se com os sobreviventes sem apoio e sem que se tome medidas para que sejam evitadas outras tragédias do mesmo tipo. Muito se falou, muito de propôs, muito se prometeu...a imprensa esqueceu e pronto... Cada um seguiu sua vida.

No Brasil existe uma miriade de leis, códigos, decisões...acordãos! E por incrivel que pareça, continuamos a sofrer com a falta de AÇÕES que realmente evitem que a lei seja desrespeitada...Não se cumpre as leis vigentes e os politicos acham que criando uma nova lei, o problema irá se resolver.
Ninguém fala em fiscalização, em prevenção, ninguém abriu a boca para falar do desaparelhamento dos bombeiros- Me baseando pela cituação dos BMs da Bahia- que estão sempre sem equipamentos nescessários. E por falar na Bahia, o Governo do Estado já se pronunciou dizendo que "os bombeiros baianos iram receber novos equipamentos". AGORA! Quantos Incédios e quantas mortes tivemos? Claro! Sem a mesma proporção de Santa Maria, mas uma vida perdida ou mil vidas perdidas é sempre um ser humano que se vai! Alguém com sonhos e projetos, e é uma familia que chora e sofre!

 

No Correio da Bahia do dia 29/02 saiu a reportagem sobre uma blitz da prefeitura de Salvador e foi descoberto que NENHUMA das "casas de show" daq cidade tem condições de funcionar, não respeitam a legislação e muitas sequer tem alvará para funcionar, a exemplo da "Borracharia", no bairro do Rio Vermelho, que na verdade é o que o nome define; UMA BORRACHARIA, transformada em casa de show aos fins de semana. Frequentada pelos "descolados" de Salvador , o lugar não tem a minima estrutura, apertado, sem conforto, nunca entendi como as pessoas frequentam aquilo. Outro exemplo e o 30 Segundos também no Rio Vermelho, com apenas uma entrada( apertada), um balcão do bar ao fundo, onde fica o palco( logo em frente ao bar) e uma escada que dá acesso ao andar de cima, o 30 Segundos é apertado, e das vezes que lá estrive( voltei por que música é boa) não lembro de ter visto equipamentos ou sinalizações para casos de incédios e outros perigos.O pior de tudo é ter que engolir a hipocrisia dos reporteres e apresentadores baianos, que são frenquetadores assíduos destes locais( points "vips"). 

Em Salvador, basta uma olhada nos camarotes do circuito do carnaval, para sabermos que as exigencias de segurança são esquecidas. São pouquissimos camarotes que um bombeiro civil,(normamente apenas os mais caros), e isso se repete nas casas de show. É cultural, o brasieliro acha que investir em prevenção é caro e desnecessario. Se o problema ainda não ocorreu por que evita-lo? Naõ vai acontecer comigo!
O brasileiro só vai ao medico quando sente dor, o governo só investe em educação quando o indices internacionais mostram que estamos abaixo da média, brasileiro so contrata segurança depois de assaltado, só contrata um bombeiro após o incédio!

E no momento que escrevo este texto recebo mais uma noticia: " Familiares e amigos fazem uma caminhada pela paz em Santa Maria"
Sem quere ser incessivel, mas me pergunto: Caminhada pela paz?

Lembrei de Capitão Nascimento!

E ao ler o restante do Jornal me deparo com a seguinte materia: "Depois de Brasilia, agora é a vez de Salvador" e tem uma foto de Bebeto e do Secretario Geral da Fifa aos risos.

É meu Povo 2014 temos COPA!




Nenhum comentário:

Postar um comentário