quinta-feira, 26 de julho de 2012

PORTA VOZES DO PODER







Eu realmete gostaria de entender a programaçãod a TV baiana, são porgramas repetitivos,com o memso conteudo, principalmente os de "jornalismo", a Record por exemplo inicia o dia com um telejornal, e logo em seguida vem o demagogo do Raimundo Varela, com as mesmas noticias, com a única diferença: o Sr Varela, "dá sua opinião", influenciado o cidadão a ter a mesma opinioão que ele, posando de "defensor dos pobres", coisa que ele não é, mas faz muita questão de lebrar que nasceu no suburbio de Salvador, como se isso o aproximasse do povo, e o colocasse como "mais um pobre sofredor".
Ora, o sr Varela é parte desta elite, da qual ele tenta se desvincular, dirige carros importados, mora em condominio na Estrada do coco, e tem um salario astronomico, mas isso não é o suficiente para ele, dado a dar opinião sobre tudo, e estas normamente eivadas de preconceito e desinformação, bem ao gosto do cidadão comum, e sem instrução.
Um homem que lançou uma "suposta" candidatura a prefeitura- mesmo depois de declarar por diversas vezes que "jamais seria politico"- duas vezes, par desistir antes mesmo da campanha
(dizem as bocas miúdas pela cidade que estas desistencias foram motivadas por somas significativas em dinheiro, pelos candidatos adversários que se beneficiariam com os votos dele.)
Bem, é este homem que comanda um programa de "jornalismo" na TV Record.
Hoje- 26/07/2012- Após o telejornal, inicia o programa do Sr Varela. que já começa dando a "manchete" sobre a quadrilha de mauricinhos que assaltavam casa de um condominio de luxo onde um deles morava, a mesma reportagem que foi mostrada no telejornal que acabava de se encerrar. Mas o problema não reside apenas ai, antes de mostrar a reportagem dos mauricinhos- que diga-se de passsagem não foram obrigados a dar entrevista forçadas, aos repórteres da Record.Prática tão comum quando o "meliante" é preto e pobre da periferia- o Sr Varela pede imagens do helicoptero da emissora, que mostra um engarrafamento na orla da Salvador, e ignorando totalmente a informação de que a causa é  um capotamento de um veículo, começa a falar sobre a mobilidade urbana e a campanha eleitoral:
"Tem candidato ai prometendo acabar com os engarrafamentos", "Agora todo mundo tem a solução", "...mas a prefeitura naõ tem dinheiro" "...só vai ser feito alguma coisa, se po Governo Federal fizer", "...quem fez a Av. Centenário? O Governo Federal" ...quem fez o Imbuí? O Governo Federal".
Ora, para bom entendedor, meia palavra basta, e como diria o povo que adora uma teoria da conspiração, basta prestar atenção e veremos a mensagem subliminar inserida nestes comentarios.
Quem é o candidato do Governo Federal? Pelegrino! E dizendo que "só será feito se o Governo Federal fizer", o Sr Varela quer  dizer o que?
Que só será feito se Pelegrino for eleito. Ora nenhuma surpresa ai, pois a Record pertence a Igreja Universal, que tem muitos deputados e senadores entre seus membros, e que apoia a Dilma e o PT, que é presidente  e que é do partido de Pelegrino.
Utiliza-se assim o Sr Varela seu programa para ser porta voz do PT e utilizar uma pratica vastamente condenada pelo PT quando era oposição: A chantagem politica! Tentar incutir na mente do cidadão que se não votar no candidato do partido da Presidente, o dinheiro das obras não viram para a cidade, o que é uma mentira, pois o Governo Federal, não deve -ou não deveria- beneficiar apenas prefeituras de seus aliados.









Logo em seguida, o Sr Varela chama outra reportagem, desta vez sobre a greve das universidades federais, e antes mesmo da reportagem solta "sua opinião": " sabe quando estas greves vão acabar? Dia oito de outubro. Estas greves não são por salario, são politicas"
Incrível como este discurso bate certinho com o que vem tentado colocar na mente da população o governo do estado sobre a greve dos professores! Aliás ontem mesmo comentem no faceboock sobre esta "tendencia de opinião" da imprensa baiana, que recebe MUITA verba de propaganda do governo na Bahia.
Pronto!Após estas avaliações descobri pra que serve a imprensa baiana: SER PORTA VOZ DO GOVERNO, DO PODER, AFINAL MUDA DE LADO DE ACOROD COM A LIBERAÇÃO DE VERBA.
E nenhuma partido soube cooptar a imprensa como o PT. Até mesmo a GLOBO, antigamente, arqui-inimiga dos Petistas, hoje atua como porta voz do governo!

Um comentário:

  1. Infelizmente não me dou mais o luxo de me 'irritar' com tais programas de TV, afinal a muito já sabemos pra que serve esse lixo que faz parte de nossa rotina e a muito tempo vem ocupando um espaço extra na vida das familias brasileiras!

    ResponderExcluir