segunda-feira, 16 de julho de 2012

Minhas Férias Parte 2

Seguindo a postagem anterior, narro agora minha farras deste fim de semana nas férias!


Rock Concha 2012
Evento comemorativo do dia mundial do rock, armei-me de minha melhor indumentaria Rock in roll e levei meu filho pra ver o Rock brasileiro!







Primeiro dia: Cascadura( banda local) e Pitty- voltando a Bahia após anos no circuito paulista- Apesar de não gostar muito de nenhumas das atrações, meu filho queria ver Pitty, mas foi uma decepção , pois a Pitty do Agridoce, e justamente isso... agridoce. Pop demais, melosa demais.















Gosto da Pitty e entendo que ela teve que ficar mais "pop rock" pra alcançar um público mais amplo, e desprezo os que a condenam por isso, pois ela teve coragem de meter as caras e tentar viver de rock na Bahia de todos os pagodões, e muita gente que a critica  , nunca foi a um show dela, e ainda tem aqueles que se acham "puristas" e dizem que ROCK tem que ser em inglês e que não admite mistura. esta discução é antiga e me lembra um papo deste nos velhos idos de 80 onde eu e alguns colegas discutíamos sobre a "pureza do rock" e alguém disse que "a única banda de rock verdadeiro no brasil é o Titãs", basta ouvir "Marvin" pra saber o quanto entendia de rock este meu colega.

 Acho que o que falta na Bahia é a união de quem curte rock, ficamos sub-divididos em tantos "gêneros do rock",  que esquecemos as origens, os "velhos tempos", quando os primeiros roqueiros resolveram misturar musica negra ao country dos brancos. O rock é por natureza MESTIÇO!
Ritmo dançante, para "rebolar" os quadris, o rock foi mau visto pela sociedade da época, mas cresceu no gosto do jovens!

Os "roqueiros" de hoje não se unem, não se respeitam, o palavra do momento é POSER! "Não curte o estilo que curto? é POSER"
Depois reclamam do domínio do funk e do pagodão!
Temos poucos espaços dedicados ao rock em Salvador, e pouquíssimas bandas que AINDA tentam fazer Rock de boa qualidade; SHOWS? RARIDADE! E quando rola algum não dá publico, não gera lucro. Qual empresário que vai querer investir num show de rock aqui na Bahia?


Mas voltando a Pitty! Sempre foi na minha opinião, Rock in roll pra meninas, mesmo assim eu gosto das musicas antigas dela. Tinha UM QUÊ de transgressor, com letras fortes e bem estruturadas, que  falam de rebeldia, de não ser a "Cinderela", por isso Agridoce decepcionou! Foi o menor público entre os três dias,
Fora isso Pitty cantou uma hora de show certinha! enquanto Titãs e Frejat- com maiores renomes na cena nacional- voltaram ao palco para o famoso " mais uma".



SEGUNDO DIA: TITÃS















Abrindo o show Vivendo do Ócio (Banda local) muito boa e com uns garotos que tem tudo pra despontar, mas que ficam presos ao circuito alternativo, pois não se investe em rock na Bahia.

Logo em seguida Titãs!
Ouvir "uma das melhores bandas de todos os tempos do ultimo milênio"( não resisti ao trocadilho), e fazer isso ao lado de seu filho é realmente pra ficar na memoria. A lotação estava em torno de uns 90%  da capacidade da Concha Acústica, foi o maior público dos três dias.

Titãs é a "minha banda", banda que eu sempre admirei, a que falava de revolta.Ouvir "Sonifera ilha" tocada pelos seu criadores, 30 anos após ela ter sido tocada pela primeira vez é indescritível.
Titãs foi O SHOW! Ver que os caras continuam Humildes no tratar com o público mesmo depois de 30 anos de estrada, com toda a energia no palco e passando isso ao público foi mágico.

Cantar junto sucessos que fizeram parte de minha adolescência como Televisão , Cabeça Dinossauro, A Melhor Banda de Todos os Tempos da Última Semana,  Polícia, Bichos Escrotos, Família...entre outros.
E é aqui que ficou diferenciado por que um artista é GRANDE e alguns não. O show dos Titãs chama-se Cabeça Dinossauro, nome de um de seus discos de maior sucesso, mesmoa ssim os cara cantaram músicas de outros discos que são consagradas pelo público, coisa que Pitty não fez, Pitty cantou até as 21 horase SÓ, Titãs cantou até as 22 horas Frejat( no terceiro dia) até as 21: 30.

TERCEIRO DIA: FREJAT


















Com lotação em torno de 80% Frejat foi a atração principal do terceiro e ultimo dia, com Maglore( banda do cenário alternativo local), abrindo o show.
Nunca fui muito fã do Barão Vermelho, curti o primeiro disco que tem o nome da banda. Mas, Cazuza e Frejat fizeram muitas músicas que marcaram minha época, por isso não posso deixar de render homenagem a este que é o sobrevivente de uma era de ouro da musica nacional.

E não me arrependi! Foi um show pra cima, dançante, estimulante, e relembrar musicas como:  Maior Abandonado, Puro Êxtase, Bete Balanço foi maravilhoso!
As pessoasa costumam elogiar muito Cazuza como "grande poeta da musica nacional" ao lado de Renato Russo e esquecem que Frejat foi co-autor da maioria das letras do Barão junto com Cazuza, apesar de preferir as composições de Renato, acho as letras da dupla Cazuza-Frejat pura poesia.

Os três dias de show foram estimulantes, ouvir boa música, musicas que fizeram e fazem sucesso até hoje, alivia um pouco nosso ouvidos, tão cheios da porcaria que entope nosso ouvidos todos os dias!
A merda foi que não levei uma maquina fotográfica e o celular tem uma câmera fulera!

Que venham outros Rocks Concha!







Cascadura:
http://www.youtube.com/watch?v=95BPnbj6bcg&feature=related

Pitty:
http://www.youtube.com/watch?v=WH1r-COwCYg

Vivendo do Ócio:
 http://www.youtube.com/watch?v=_jE42sSkqno&feature=fvst

Titãs:
 http://www.youtube.com/watch?v=DBu_BgGF6vk&feature=relmfu

Maglore:
http://www.youtube.com/watch?v=_WhCwf_ZkdI

Frejat:
http://www.youtube.com/watch?v=08A_R-RUFIo

Nenhum comentário:

Postar um comentário