terça-feira, 3 de julho de 2012

Devagar com o andor...


A alguns dias, foi noticiado com grande alarde na imprensa baiana e nacional, a agressão sofrida por dois irmãos, levando um deles a morte e o outro em estado grave no hospital.
O fato ocorreu em Camaçari cidade localizada na Região Metropolitana de Salvador, conhecida pelo seu Polo Industrial.

O motivo de tanto alarde da imprensa, é que o motivo do crime foi noticiado como sendo HOMOFOBIA, assim foi feito um grande "debate", com jornais colocando estatisticas de quantos homossexuais foram mortos durante este ano, a deputada Luiza Maia( a da "lei contra a baixaria", (que não serviu pra nada), postando em seu twitter: "eu vou pedir celeridade na apuração do crime de homofobia em Camaçari".
Luiza Maia é esposa do prefeito de Camaçari, Caetano( PT), que sonha ser um dia governador.
Era tudo que a policia precisava! Ingerência politica!

Primeiro: Não vejo como a deputada vai pedir "celeridade" pois os acusados foram presos em flagrante e confessaram o crime, portanto o caso só pede apuração de motivos e participação de cada um no crime, pois a autoria já esta quase que certa, digo "quase", por que em direito nada é certo, um erro no processo pode levar um culpado a liberdade ou um inocente a prisão, e a interferência da Deputada Luiza Maia, pode ocasionar justamente este tipo de erro.

Vale aqui elogiar a delegada responsável pelo caso que ao dar declaração na imprensa disse que a motivação do crime só seria afirmada após oitiva de todos os envolvidos.
Mas por que a imprensa local apressou-se a afirmar que o crime foi motivado por homofobia?

Desconfiei do caso assim que o ouvi. Primeiro por que eram irmãos gêmeos, e achei impossível confundir-se  dois gêmeos com um casal de gays, mesmo que eles fossem gays, não entra na minha cabeça que se confundisse com um casal.

Segundo, conheço Camaçari, e já estive na referida festa em anos anteriores a trabalho e para curtir e o que mais vi foram gays, inclusive casais , tanto de homossexuais masculinos quanto femininos, e nunca ouvi falar de violência contra estes.

Conhecendo a pressa de nosso "repórteres", que se importam mais em serem "exclusivos" do que em informar a verdade, fiquei na duvida.
Comecei a procurar noticias sobre o fato, e descobri em uma que existe uma testemunha que afirma que "ouve uma briga anterior" entre as vitimas e os assassinos, o que leva crer que a motivação foi na verdade pelo desejo dos agressores de "se vingarem" das vitimas.
Então, munido desta informação liguei para um amigo que trabalha na delegacia de Camaçari, para me
informar melhor.
Mesmo sem estar envolvido na investigação, este amigo tinha algumas informações interessantes:
A testemunha de que ouve uma discussão anterior existe, a linha de investigação segue para vingança por  causa de uma "vias de fato anterior". O que leva a crer que não houve HOMOFOBIA!
E de onde surgiu a teoria da homofobia?

Simples! Um "repórter" ao se informar do crime teve acesso a parte do depoimento de uma das testemunhas que disse: "...que as vitimas saiam abraçadas da festa quando foram atacadas e espancadas pelos agressores..."
Pronto! Estava ai o ponto para classificar de HOMOFOBIA!

Mas, antes que me crucifiquem e achem que este texto é uma defesa aos criminosos, quero esclarecer este texto é uma critica a nossa imprensa - e a nosso politicos- a imprensa por sua pressa em dar ainformação sem checa-la antes, e a nosso politicos por aproveitarem-se da miséria alheia para se promoverem.
Se a deputada Luiza Maia preocupa-se tanto com Camaçari, deveria exigir do Governador( aliado de seu marido) que reforçasse a segurança no município, pois morrem jovens TODOS OS DIAS e pouco é divulgado na imprensa, Camaçari sofre como toda a Bahia com o tráfico de drogas e a criminalidade e com um numero elevado de homicídios , sem que a deputada peça "celeridade " na apuração de nenhum destes, mas, bastou um crime ser objeto de reportagens na mídia que a deputada apareceu nas redes sociais para arrotar preocupação!

O crime em si é odiável, pois mostra covardia de oito jovens, motivados por um objetivo torpe e futil.
Três deles  foram identificados por Leandro( uma das vitimas) :   Douglas dos Santos Estrela, 19; Adriano Santos Lopes da Silva, 21; e Adan Jorge Araújo Benevides, 22 – foram autuados em flagrante por homicídio qualificado (motivo fútil) e formação de quadrilha.  

Quanto a imprensa, acho interessante que o assassinato dos outros 15 homossexuais mortos durante este ano não foram noticiadas antes. Por que ?
Na verdade sempre observei que o GGB aproveita-se deste fatos para aparecer na imprensa - o que é louvável, pois a bem da verdade a imprensa pouca importância dá a luta dos homossexuais, a não ser nas Paradas gays e nestes casos de clamor público.

Mas temos que saber separar as coisas, morrem homossexuais, como morrem heterossexuais, por diversos motivos: assalto, brigas, desentendimentos de vizinhos, e classificar todas as mortes de homossexuais como Homofobia é prestar um desserviço aos próprios.
Se um garoto de programa, que faz sexo com homossexuais mata seu cliente para rouba-lo, isso não pode ser classificado de homofobia, pois o próprio garoto de programa pode ser considerado homossexual.
Somente a verdade dos fatos pode levar a um verdadeiro debate sobre o assunto, e somente um amplo debate sobre o assunto pode levar a soluções do problema.

Em tempo, quero dizer que tenho um filho adolescente que é mais alto do que eu, e que desde pequeno temos demonstrações de afeto e carinho - nos abraçamos e beijamos em qualquer lugar- e que tabem tenho medo de que um dia alguns idiotas achem que somos gays...mas, ai o resultado provavelmente vai ser outro, pois prefiro ser julgado por sete a ser carregado por seis, e se mexerem com meu filho, quem vai chorar é a mãe do pilantra!

Vejam um texto interessante sobre o mesmo assunto:http://cafecomivanleite.blogspot.com.br

Um comentário:

  1. tá ai, gostei! belo texto. vc é mais um q vem ratificar o desprezo com q a imprensa trata a verdade, o importante é ser exclusivo na noticia bombástica, pouco importando se o fato é verdadeiro ou não!

    ResponderExcluir