terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

MOBILIDADE URBANA 2

A solução para a mobilidade urbana em Salvador passa por investimento em transporte de massa de verdade.
Um que nos prepare para o crescimento futuro da cidade, e a unica solução viável que se apresenta é o METRÔ!
A população precisa acordar para o golpe que é o BRT, que só interessa aos empresários do transporte( Setps), os mesmo que dominam o transporte publico a anos.
O VLT poderá ser implantado nos locais onde o METRÔ não é viável , sendo integrado a este e ao sistema atual.
Por isso, precisamos pensar em reativar a construção do METRÔ( com fiscalização rígida), e o governo precisa parar de pensar apenas na COPA de 2014, afinal o turista um dia vai embora, e o cidadão fica e é quem verdadeiramente banca a cidade, o estado e o país.
Precisa-se concluir o projeto original do METRÔ, com linhas que cheguem a Cajazeiras( mais de 600 mil habitantes) e possivelmente linhas até Valéria e Palestina. O METRÔ precisa passar pela  Avenida Luís Viana Filho( Paralela), chegando até São Cristovão.
Deve-se pensar em linhas subterrâneas  ligando S. Cristovão a Barra.
Os trens da BTU devem voltar a operar, mas de forma  moderna, com uma reforma geral e não com paliativos, devem ser recuperadas as linhas, fazendo com que os trens cheguem até o Recôncavo ou além.
Os VLTs devem ser implantados em locais onde não seja possível o METRÔ. Ex. Av ACM, Av. Vasco da Gama, Av. Tancredo Neves, Av São Rafael, Av Gal Costa, etc. Podendo até se pensar em tornar o corredor do Bairro Liberdade - bem como outros- em corredor exclusivo para o VLT, podendo este ocupar um faixa enquanto os veículos particulares ocupam outra.
Todos os sistemas devem ser interligados. além de tudo isso, tem que se pensar em ciclovias e bicicletas como meio de transporte e não apenas como lazer.
Devem ser  construídas ciclcovias nas principais avenidas da cidade. As ciclovias  devem ser interligadas concentrando todas as avenidas e fechando um circuito.
Assim cobriria-se toda a cidade. As ciclovias  não  devem ser extensões da calçada, devem ser paralelas a estas, mas com  mecanismos que dê segurança ao ciclista, separadas, tanto da calçada quanto da via.
Bicicleta é um meio de transporte barato, ecológico e faz bem a saúde.
Só no dia em que nossos governantes pensarem no bem da população e da cidade, ao invés do lucro do próximo evento esportivo, o problema da mobilidade urbana será solucionado! 

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