quarta-feira, 5 de junho de 2013

Sobre Dentistas Assassinados, Segurança Pública, Nossa Hipocrisia e Quando o Crime Atinge os Ricos

Dia 25 de abril de 2013, a dentista Cinthya Magaly Moutinho de Souza, de 47 anos, morta queimada em São Bernardo do Campo, no ABC paulista.
http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2013/04/dentista-morta-queimada-e-velada-no-abc.html

Um crime que causou comoção pela brutalidade e pelo motivo fútil de tanta maldade. Presos os criminosos, nenhuma surpresa ao ser constatado que um adolescente faz parte da quadrilha.

Um mês após o brutal assassinato de Cynthia, outro dentista foi morto e teve seu corpo queimado, desta vez em São José dos Campos/SP.Alexandre Peçanha Gaddy teve 60% do corpo queimado.

http://estadao.br.msn.com/ultimas-noticias/outro-dentista-%C3%A9-queimado-e-categoria-criar%C3%A1-0800-1

Até o momento, ninguém foi preso.

E os parentes e amigos de Alexandre resolveram convocar um Protesto contra a Violência, com apoio de Marcelo Tas e outros artistas:

https://www.facebook.com/events/544162325626200/

Quem se lembra da cena em Tropa de Elite, em que Matias confronta uma passeata deste tipo, após a morte dos dois jovens da "elite" ?
Pois é! A arte imita a vida ou a vida imita a arte.
Não sou contra que familiares e amigos revoltem-se contra a violência que atingiu seus entes queridos, não sou contra que se faça passeata para pedir segurança.
Sou contra a hipocrisia, o "se importar" só quando nos atinge. E é assim que age a "elite" brasileira.
Basta uma rápida olhada nos índices de homicídios, e veremos que estamos vivendo uma guerra, como mortes todos os dias ( só em Salvador uma média de 20 por semana), no entanto, NINGUÉM, convoca passeata, ninguém se preocupa com os números, ninguém se lembra do nome dos mortos. Parece que estas mortes fazem parte do cotidiano, são normais, desde que sejam na periferia. Afinal, morar em bairro de pobre é perigoso, por isso os mauricinhos, patricinhas e seus pais participam de passeata pró legalização da maconha, afinal, compra maconha no Shopping é muito mais seguro do que entra na favela.

Não vejo artistas se mobilizarem por estas vitimas anônimas, não vejo sua indignação, não vejo compartilhamentos em seus perfis nas redes sociais, pedindo UM BASTA!
Mas, quando atinge a "elite" cria-se um perfil em rede social com o apelo emocionado:

  "DÁ PREGUIÇA...DÁ MEDO...MAS NÃO PODEMOS CONTINUAR ASSIM! EU SEI, EU SEI...AFINAL NÃO ACONTECEU COMIGO...NÃO ACONTECEU NA MINHA FAMÍLIA...EU TAMBÉM PENSAVA ASSIM! QUANTOS PRECISARÃO MORRER??!! É UM POUQUINHO DO SEU DIA, DO SEU TEMPO...É UM MONTÃO DE VIDAS! VAMOS! VAMOS! PELO AMOR DE DEUS, VAMOS!"

A CAUSA da "elite" torna-se a CAUSA DE TODOS. E ai, temos chamadas no Twitter dos famosos, Jornalistas que divulgam a noticia a cada 10 minutos, compartilhamentos em redes sociais....

O estado então age. Ampliando o policiamento nos bairros nobres, aumentando o numero de prisões de pequenos ladrões ( que agem nos bairros nobres), e dando uma resposta.
O que não acontece quando a vitima -melhor ainda AS VITIMAS - são da periferia, da favela, do bairro podre.


Marcio Menezes

Nenhum comentário:

Postar um comentário