segunda-feira, 3 de junho de 2013

Sexo, Cultura, Civilização e Religião

Primeira parte: Da pré-Historia as primeiras civilizações



O instinto sexual é um desejo, um impulso, sem reflexão que a Civilização conseguiu recalcar nos seres ditos racionais. A maneira que a Civilização encontrou para controlar o sexo, algo biológico e instintivo, foi deslocando-o do plano natural para o cultural, submetendo-o às regras das sociedades e dos governos.

Dizem os estudiosos, que uma das primeiras proibições sobre sexo foi o incesto.



Culturas antigas- notadamente as pré-históricas - são quase que exclusivamente matriarcais, pois nossos ancestrais não associavam sexo com reprodução, não existindo a figura do PAI. A criança era responsabilidade de toda a tribo. Assim, sexo significava APENAS PRAZER. Foi apenas a uns 100 mil anos que os homens passaram a preocupar-se com a origem dos bebês, criando assim a teoria que o nascimento era uma dádiva divina. E assim a figura da mulher foi muito valorizada na tribo!




Uma das primeiras referencias a monogamia aparece na bíblia onde Deus ordenou a Noé que na Arca só poderiam entrar os pares ( macho e fêmea) de cada espécie.




Segundo alguns estudiosos, após a descoberta de seu papel na fecundação da mulher, para que fosse gerado um novo Ser, o homem tornou-se autoritário ciumento e possessivo. E assim surgiram as primeiras civilizações patriarcais. Sabendo que a mulher só poderia gerar filhos após ser fecundada por ele (homem), este passou a exigir fidelidade e exclusividade, tornando assim a mulher sua propriedade.




Só restringindo a liberdade sexual da mulher o homem poderia ter certeza que o filho era seu que seu sangue ( genes) estava sendo repassado, para as gerações futuras.

No entanto, o homem continuou a ter quantas mulheres quisesse.
Era o fim da Poliandria e inicio da Poliginia nas sociedades sumérios, babilônios e hebreus, criaram leis ( ou mandamentos divinos) para restringir a liberdade feminina.Com a condenação do sexo-prazer a glorificação do sexo-procriação passaram a surgir leis que condenavam o sexo entre pessoas do mesmo sexo, principalmente do sexo masculino. 
Pois, segundo a bíblia Deus condenava apenas o sexo entre dois homens, não fazendo referencia ao sexo entre duas mulheres.
Será que não existiam lésbicas naquela época?
Segundo alguns estudiosos, na verdade a intenção era proibir o sexo não -produtivo, por isso surgiram também proibições a zoofilia, e ao coitus interruptus- Pratica utilizada pelo pobre Onan, que erroneamente passou para a historia como criador da punheta, mas na verdade, seu crime foi retirar o pênis na hora do gozo- existe uma ideia de que esta pratica era utilizada por pessoas que faziam sexo sem serem casadas( ou que eram e traiam seus cônjuges), e portanto não poderiam ter o problema de uma gravidez indesejada!

Nenhum comentário:

Postar um comentário