quinta-feira, 19 de abril de 2012

Belo Monte e o problema das nações indigenas



Atualmente se debate muito o direito indígena e a exploração deste povo devido a um interesse num projeto de governo de se criar a Usina de Belo Monte que passaria por terras de reservas indígenas!
Na questão do índio no Brasil, o que tenho observado é que o mais interessado tem sido justamente o menos ouvido!
Ouve-se o governo, ouve- se os políticos, ouve-se as ONGs...
Numa bruta avaliação, sempre me perguntei: Por que não deixar que o índio decida seu futuro?
A FUNAI não é de hoje não funciona e é uma fantasia que não defende realmente o direito de quem deveria.
As ONGs ou são um aglomerado de "bem-intencionados" que acham que devemos manter o índio no tempo das cavernas, ou são disfarces para roubar dinheiro utilizando-se da figura dos povos indígenas.
Nossa legislação, uma fantasia saída da cabeça de algum imbecil! Deu ao índio o status de "deficiente mental" ou de criança irresponsável, pois o torna inimputável , sendo ele adulto e conhecedor do certo e do errado!
Já que queremos devolver a este povo um pouco do que nosso antepassados tomaram, deveríamos devolver a eles o direito de decidir o que querem, dar a eles em primeiro lugar, autonomia administrativa e politica.
Cria-se uma reserva, onde os próprios índios teriam a direito e o dever de legislar sobre ela, respeitando-se claro, as leis máximas do país!
Os índios teriam seus próprios tribunais, e só seriam julgados por tribunais brancos quando cometessem crimes contra estes!
As reservas teriam verbas do governo federal, administradas pelos próprios índios, criariam suas escolas, que seriam supridas por professores "não-indígenas", até que se formasse professores indígenas.
O mesmo seria aplicado a postos de saúde e hospitais.
Os indígenas teriam direito a decidir como explorar sua terra. Decidindo de cediam- não poderiam vender- diretos de exploração para empresas e ou grupos. Por que NÓS, brancos estamos decidindo se eles devem ou não explorar a terras QUE É DELES? Que moral tem uma ONG formada por brancos, em dizer que o "bonito" é o indígena selvagem, enquanto estes mesmos brancos usufruem das benesses da tecnologia?
O governo não poderia decidir construir em terras indígenas sem antes a aprovação de um conselho formado pelos povos atingidos pela obra, e mesmo assim teria que indenizar estes povos.
Os indígenas teriam sua própria policia, justiça e administração.
Não precisariam dos brancos para decidir o que fazer de suas vidas!
Da forma que esta, o que vejo, são indigenas vivendo em favelas no meio da mata, com ONGs dizendo que isso  "é a manutenção de suas tradições", enquanto são dizimados por "doenças de branco", alcoolismo, prostituição e a falta de assistência do governo que os tornou "dependentes" .

Nenhum comentário:

Postar um comentário