segunda-feira, 22 de agosto de 2011

O PAGODÃO É UNANIMIDADE(SIC)

O CORREIO DA BAHIA contratou um instituto chamado Futura(www.futuranet.ws)do Espirito Santo para fazer uma pesquisa sobre o gosto musical do baiano(Correio edição 21/08/11. A tal pesquisa revelou dados interessantes, vejam os números da pesquisa:

Pessoas pesquisadas: 601
Por sexo: Homens 45,3%, Mulheres 54,7%
Idades:
16 a 19-13%
20 a 29-31%
30 a 39-24%
40 a 49-14,3%
50 a 59-8,5%
60 ou mais-9%

Mesmo neste universo a MPB ficou em primeiro lugar e o pagode em segundo. Notem que os prováveis pesquisados que podem ter dito preferir MPB( dos 40 aos 60 anos) são apenas 31,9 dos pesquisados.Outras informações interessantes foram levantadas:
O Axé ficou en 4º lugar com 4,35%.Atrás até do Sertanejo, mas se juntar o Rock(3,2%) e o Pop Rock ( 2,3%), da 5,5% o que faria o Axé cair para 5º lugar.
Tambem tem o fato de 53% dos entrevistados terem dito não gostar de nenhuma banda de Pagode.

O ranking das bandas de Pagode ficou assim:
Harmonia do Samba 16( em %)( dos males o menor)
A Bronkka 6
Parangolé 5,5
Saiddy Bamba 5,2
Black Style 4,2
Psirico 2,7
É o Tchan 1,7
Pagodart 0,7
Lava Noiz 0,5
Guig Gueto 0,3
Os Bambaz 0,2

Um breve estudo de comportamento pode dizer que entre os fãs de pagode baixaria( o que exclui os fãs do Harmonia)o que predomina é o consumo imediato, ou seja a banda preferida é a "do momento", a que está na Mídia( A Bronkka todo dia está no Bocão).

Quanto a classes sociais a pesquisa revela o seguinte:
Axé- Classes A/B 6,1( Este é mesmo percentual de quem curte Rock e Musica Clássica)
Pagode e sertanejo estão entre as classes C/D e E, 13 e 10,6% respectivamente.
A pesquisa conclui que o Axé elitizou-se, afastando-se das camadas mais populares( leia-se "pobres"). Seja na linguagem, seja nos preços das festas, blocos e shows.

Conclusão?
Pagodão é coisa de pobre, com baixo nível educacional, incapaz de compreender uma letra mais aprimorada e de pagar por um espetáculo com uma produção mais cara.
Não satisfeito com o resultado o Correio( afinal a intenção omitida aqui é outra), em sua edição de hoje( 22/08/11),publicou uma reportagem onde o titulo é "O PAGODE É UNANIMIDADE".
Bem, parece que o significado de "unanime" foi modificado, pois segundo o Correio, 10,5% basta para algo ser "unanimidade".

A justificativa do periódico é a repercussão que o resultado causou nos leitores, com pagodeiros discordando.

Uma equipe foi até a orla na praia de Amaralina- normalmente frequentada por moradores do Nordeste, Santa Cruz e Chapada ou como preferem os "teóricos da pobreza": "do gueto"- e lá "constatou" que "o povo gosta de pagodão".
"MPB?Esta maluco?? Salvador é só quebradeira!" Disse um dos entrevistados, que no momento estava curtindo pagodão que saia do "trio eletrico" instalado na mala de um carro, na beira da praia.
Reduzia assim um universo de mais de 2 milhões de pessoas ao seu gosto pessoal.
Profissão: Auxiliar de escritório, idade 29 anos.
Ou seja, Um homem adulto com profissão de garoto iniciante( ou sub-emprego).

"...o som do momento é Saiddy Bamba..." disse o fotografo e dono do carro no qual "rolava" o som, referindo-se ao "sucesso do momento"(SIC) SIM,SIM,SIM,NÃO,NÃO,NÃO!
"Essa é maneira da mulher dizer que tá afim de um cara !"
Reduzindo as mulheres a categoria de "bichos" que usam a "cauda" para atrair machos!
E ainda completou: " O Harmionia é o começo de tudo, e sem eles não existiriam as bandas de hoje!" Comentando o resultado da pesquisa e mostrando um total desconhecimento da historia da "musica baiana".

Outro comentário interessante veio de uma fã:"Até 2009, eu só curtia axé, mas depois só pagode mesmo"
Levando-se em conta que a autora do comentário tem 19 anos, e que em 2009 tinha apenas 17- a faixa etária de segiuir modismos- vemos mais uma prova da "fidelidade" dos fãs de pagode.
E se um nome é capaz de revelar a origem de uma pessoa, basta saber que a dona do comentário chama-se Jarbileine e com 19 anos declara-se estudante.

Outra "estudante" chamada Itailaine, 22 anos "que minutos antes de falar com a reportagem quebrava até o chão" tambem é dona de comentários interessantes.
"Axé parece coisa de GENTE AMARELA,classe média"
Nos dando uma pista da "origem" dos fãs de pagode e mostrando um "preconceito as avessas"!
Grupos negros teriam uma sincope e exigiriam a prisão por "racismo" de alguém que formulasse a mesma frase trocando o AMARELA por PRETA!
Mas, Itailane não para por ai!
Segundo a reportagem do Correio "protesta contra o PROJETO DA DEPUTADA LUIZA MAIA QUE PRETENDE COIBIR A DIFUSÃO de pagodes com letras CONSIDERADAS OFENSIVAS as mulheres!
"O pagode faz sucesso por que a mulherada gosta"( mais uma que reduz ao seu universo o gosto alheio)

Aqui eu farei uma considerações sobre este paragrafo, notem que a reportagem usa as palavras "COIBIR A DIFUSÃO" e "CONSIDERADAS OFENSIVAS"

No primeiro caso usa de um exagero, pois o projeto não visa COIBIR NADA, apenas tenta proibior que dinheiro público seja usado para patrocinar tais músicas.
No segundo caso tenta colocar uma nuvem sobre o fato de que muitas das músicas( a maioria)são REALMENTE ofensivas as mulheres( as que se respeitam pelo menos).
Quando o Leitor lê: "CONSIDERADAS". A mente dele procura logo perguntar: "Quem considera" e isso pode ser interpretado como CENSURA, o que não é!
Aqui a reportagem mostra seu real objetivo que é defender a manutenção do financiamento com dinheiro público de bandas de pagode, o que caso o projeto da deputada seja aprovado ameaça os lucros do Correio e de muitas outras Empresas de comunicação que faturam alto com MuquiFest, Salvador Fest, e Festival de Verão!

Voltando ao comentário da fã Itailane, ela repete um jargão muito usado pelos pagodeiros " Curte quem quer"
Só esquece a entrevistada que provavelmente alguém nos prédios em frente "não curtem", mas, são obrigados a "engolir" ouvido abaixo o gosto musical dela, pois os fãs de pagode cultuam o habito de exibir seus "trios elétricos", nas ruas, sem importar-se com quem "não curte".

O Correio ainda coloca em sua "reportagem" a opinião de "experts", como é o caso do "reporter especial" ( Que porra é isso?), Osmar Marrom, que diz que: " O enfraquecimento do Axé deve-se a falta de conexão com a realidade dos guetos...já os pagodeiros produzem musicas que falam a língua do povo"

O Correio( pertencente a Rede Bahia) , assim como a maioria dos meiso de comunicação do nosso Estado, patrocina as festas hoje ameaçadas pelo projeto da deputada Luiza Maia. Procuram incutir na mente do povo que o projeto quer "PROIBIR".
Procuram embasar suas ideias com declarações de "formadores de opinião"- sociólogos, antropólogos e "repórteres especiais".

Normalmente profissionais com baixa, ou nenhuma produtividade nas áreas que militam. E que para justificar seus títulos de doutores, dão opiniões polêmicas na mídia.
No caso do "repórter especial" -Leia-se colunista de fofoca ou de celebridades- são pessoas que vivem do boca-livre, frequentam camarotes, festas vips, etc, sem gastar um tostão sempre convidados pelos artistas ou seus empresários. E quando um artista os esquece...cai na lista negra do "repórter" que passa a usar sua coluna para atacar o artista!
Fingem estes formadores de opinião, estarem agindo de forma politicamente correta, tentando colocar na mente das pessoas que a baixaria, o desrespeito ao sexo feminino, a apologia ao crime e a droga é a "linguagem do geuto"- GUETO! palavra que já foi pejorativa-é a linguagem popular!
Como se ao povo - E talvez seja isso que desejam- só restasse isso: sexo drogas e alcool!

É uma "nova elite. A elite do gueto. Os que de lá saíram,mas, não querem que os outros os sigam. Pois isso pode desvalorizar "sua luta".
Dizem não renegar suas origens, mas, basta uma breve busca em seus carros, em suas casas e veremos que os sociólogos, antropólogos e repórteres defensores da linguagem do gueto, gostem mesmo é de Bethania e Caetano!

Alguém já viu o Correio patrocinar "casadinha" para uma peça teatral ou para o Balé Folclórico?
Alguém já se preguntou por que os programas esportivos ocupam mais tempo na TV, e mais espaço na imprensa escrita do que informações sobre politica ou sobre os problemas da cidade?
Ou por que no domingo os programas jornalisticos são tão tarde e seu domingo é preenchido com Namoros na TV e Dança dos Famosos?

Manter o "Gueto" no gueto é a melhor forma de dominação. Alçar a baixaria ao status de "cultura popular" é a melhor forma de manter o povo na ignorância!

Um comentário: